terça-feira, 23 de agosto de 2011

O que os outros escrevem...Miguel Sousa Tavares.

1 - Foi preciso a troika lembrar que existe o dr. Jardim e o seu incontrolável governo para que o ministro das Finanças também se atrevesse a aflorar o assunto. Sem falar de outras façanhas, Jardim tem para apresentar uma região endividada até ao absurdo, falida depois de décadas a ser financiada pelo continente, arruinada economicamente, com mais desemprego e desigualdades sociais que qualquer outra região de Portugal, cativa de um sistema de compadrio empresarial que ele consentiu e fomentou. Em todos estes anos, nunca ninguém - presidentes do PSD, primeiros-ministros, Presidentes da República - ousou metê-lo na ordem. Agora, descobrimos que vamos pagar pelas novas dívidas de Jardim mais 277 milhões - o equivalente a cerca de 13.500 milhões nas contas públicas, se todo o país se endividasse à escala dele. E, enquanto o resto do país sofre apertos, ele assim vai continuar até às eleições regionais de Outubro. É o ponto limite: veremos se Passos Coelho tem coragem para o que se impôe.

2 - Os impostos não param de subir, mas as receitas fiscais caem e a fuga de capitais para o estrangeiro dispara, porque há um limite para o que é suportável. Ufano, o primeiro-ministro gaba-se da coragem de ir ainda aumentar mais impostos e taxas, e tem para apresentar, do lado da contenção da despesa, uma mão cheia de nada. E prepara-se para diminuir o custo fiscal do trabalho, com a contrapartida da subida do IVA, assim procedendo a uma transferência de dinheiro dos trabalhadores para as empresas e apesar dos avisos de que isso aumentará o desemprego em vez de o diminuir. Espero bem que não queiram fazer da nossa economia um laboratório de ensaio de políticas ditadas unicamente por uma agenda ideológica - ainda por cima, aplicada apenas na parte fácil e conveniente.
......................................................................................................................................................................
......................................................................................................................................................................

Extracto da crónica de Miguel Sousa Tavares no semanário Expresso.


3 comentários:

  1. Olá caro Jorge!
    este espaço destina-se a postar comentários ao teu "post", mas perante tanta tristeza e sem vergonhice resta-me apenas dizer: "Sem Comentários",,,, estou de luto pelo que os meus conterrâneos estão a passar aí, nesse que deveria ser um "jardim à beira-mar plantado", mas não passa de uma horta sustentada com "pesticidas" e outros agro-tóxicos que estão intoxicando o nosso povo.
    Um abraço, e coragem para resistir amigo, Zé Maria

    ResponderEliminar
  2. Jorge
    espero que tudo se resolva bem
    Gosto muito de sua terra.
    com carinho Monica

    ResponderEliminar
  3. Até quando este senhor continuará a receber milhões e a insultar (os contenentais) que se sacrificam em prejuízo de outras zonas do país ?
    Palma

    ResponderEliminar