sábado, 10 de março de 2012

Exploração de Petróleo e Gás Natural na costa Algarvia.

Com a devida vénia transcrevo um comentário do João Martins do blogue http://macloule.blogspot.com/ e que li aqui: http://www.daserraaomar.com//

O doutor Bota tem carradas de razão: “A indústria do petróleo venceu! Há que reconhecê-lo. A indústria do petróleo instalou-se no Algarve para comer marisco – lavagante, santola, gamba, lagosta e lagostim” ao mesmo tempo que as praias do Algarve se candidatam à distinção das mais maravilhosas praias que habitam por aí. A sociedade Algarvia está a demorar a reagir. As portagens na A22 ao pé da exploração de petróleo na costa Algarvia são uma brincadeira de crianças. As Associações Ambientais no Algarve andam entretidas com coisas menores e não se fazem ouvir. Dos empresários do turismo fica-se com a sensação que estão à espera de aproveitar mais uma "oportunidade de negócio" em torno do Turismo Petrolifero. Dos partidos políticos e dos deputados da região sobra o doutor Bota e mais um ou outro político ainda distraído. As elites dominantes do Algarve andam entretidas com os seus umbigos. As associações de empresários, como é do costume devem andar à procura das tais excepções aberrantes que lhes podem trazer alguma vantagem específica. A blogosfera "acha" que é necessário "ainda" fazer estudos sobre "riscos ambientais". Os jornais locais fazem deste drama uma notícia menor como quaisquer outra e a sociedade civil Algarvia como é hábito vai acordar tarde e a más horas. Perante a desgraça que se anuncia decidi fazer uma petição pela suspensão imediata da exploração de petróleo e gás natural na costa Algarvia, colocá-la on-line e divulgá-la pela blogosfera do centro do Algarve e pelo facebook. Ao fim do primeiro dia de divulgação assinaram doze pessoas. Sim, a divulgação ainda é frágil mas já deu para perceber que o Algarve está entregue aos bichos e os algarvios recusam-se a tomar o seu destino nas próprias suas mãos. Atira-te ao mar Toino e mergulha no petróleo.

Pode assinar a petição pela suspensão imediata da exploração do Petróleo e do Gás Natural no Algarve aqui: http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N21659

2 comentários:

  1. Olá Jorge,

    Muito obrigado por dar visibilidade à causa. A sua colaboração é preciosa. Pode acompanhar e participar no movimento aqui:
    Pode acompanhar o MALP (Movimento Por Um Algarve Livre De Petróleo Aqui) e aproveitar para assinar por lá a petição:
    http://www.facebook.com/communitystandards#!/profile.php?id=100003494008810

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito que assinei a petição. Espero que os algarvios, em especial. acordem desta letargia e assinem em força a petição.

      Eliminar