sexta-feira, 2 de março de 2012

A culpa talvez não seja da gripe: 6 mil mortes em Portugal nas últimas 2 semanas!!!

Recentes dados sobre mortalidade anómala de idosos em Portugal, têm sido interpretados, por algumas entidades, como consequência da epidemia tardia de gripe. Pouco podemos adiantar sobre esta matéria, que compete aos organismos de saúde pública. Contudo, gostaríamos de chamar a atenção para que uma epidemia de idêntico padrão (tardia, em inverno pouco rigoroso, com um vírus ‘antigo’ e para a qual a vacina é eficaz) se desenrola no hemisfério norte, concretamente nos Estados Unidos [ver notícia abaixo]. E os seus efeitos são bem diferentes daqueles que são apontados para Portugal. O que é diferente é o contexto social. Vale a pena reflectir sobre isto e não tornar a gripe no ‘bode expiatório’ de uma ‘anomalia’ social.
     Segundo a monitorização Gripenet, a epidemia sazonal de gripe atingiu o seu pico em meados de fevereiro e, desde então, tem vindo a decrescer. A intensidade desta epidemia é média, com um pico abaixo do atingido a época anterior (que foi atingido  mais cedo, em janeiro). De acordo com as entidades de vigilância virológica, o vírus dominante (cerca de 99% das amostras sub-tipadas) é o A(H3N2), que está contemplado na vacina deste ano.

Fonte: newsletter da Gripenet. http://www.gripenet.pt/pt/

4 comentários:

  1. Esta é a verdade do que se passa, é um autêntico genocídio encapotado, cortesia do PSD/PS/FMI.

    Todos sabemos que desde à muito tempo os idosos já não têm dinheiro para comprar toda a medicação que necessitam, tomando-a parcialmente ou mesmo deixando de tomar.

    Com a agravante da crise e com o aumento de impostos e de todos os bens essenciais por consequência, essa falta de dinheiro piorou e sem dúvida teremos agora ainda mais idosos a falhar a medicação.

    Mais, quanto idosos já se estão a privar até de comida para poder ajudar os filhos desempregados e os seus netos?

    Para além disso, as dificuldades no acesso ao sistema de saúde com o fecho de centros de saúde, falta de médicos de família que obrigam a idas para as filas às 5 ou 6 da manhã e redução nas comparticipações de medicamentos ou tratamentos ainda tornam mais difícil o acompanhamento médico de pessoas com menos capacidade financeira.

    Depois temos a redução no aquecimento das casas devido ao preço da electricidade o que potencia o surgir de doenças como constipações que degeneram em pneumonia ou o não tratamento conveniente das gripes.

    Se somarmos tudo é fácil perceber quais são as causas desta mortalidade anormal. É a politica de traição-nacional que o PSD/PS têm levado a cabo nos últimos 30 anos com o apoio dos eleitores portugueses que se vendem por um avental de plástico nas eleições.

    ResponderEliminar
  2. Jorge
    Aqui em BH houve alguns casos mas nada muito alarmante.
    Mamae vacina todo ano!
    com amizade Monica

    ResponderEliminar
  3. Estão a morrer em Portugal pessoas por causa desta crise.

    Palavras do filósofo e professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Viriato Soromenho Marques.

    ResponderEliminar
  4. Bom post Jorge,

    Eu já tinha avisado no macloulé. Estas políticas são não só criminosas como assassinas.

    Obrigado pela pertinência do post!

    João Martins

    ResponderEliminar