quinta-feira, 28 de julho de 2011

Caixa Geral de Depósitos - "Jobs for the Boys".


O novel 1º ministro deste país, Pedro Passos Coelho (PPC), prometeu, diria mesmo que quase jurou, durante a campanha eleitoral, que com ele não ia existir "Jobs for the Boys". O exemplo da redução do número de ministros do actual governo era até apontado como exemplo de que PPC estava empenhado em cumprir essa promessa.

Não foi preciso muito tempo para verificar quanto honestos e dignos são os nossos políticos e quanto eles ligam à palavra dada. Ou seja à sua honra. Para confirmar aí temos as nomeações dos novos administradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Todos nós sabemos que não são "boys" mas tão só gente competente. Tão competentes que foi necessário aumentar o número de administradores. Para caberem lá todos. Eram 7 elementos. Passaram a ser 11!!!

(Nogueira Leite novo vice-presidente executivo da CGD)

Um novo Presidente executivo, José Agostinho Matos, com ligações ao PSD, Nogueira Leite, conselheiro para assuntos económico de PPC para um dos lugares de vice-presidente, Rui Machete também do PSD, com ligações à SLN, dona do famigerado BPN, também nomeado para a administração e, como não podia deixar de ser, também era necessário um favorzinho para o CDC/PP: escolheram o advogado Nuno Fernandes Tomaz.

Mas ninguém está a enganar o país. Tal como não foi a promessa de não cortarem no subsídio de Natal. Só que vão cortar. A Bem da Nação, claro. Eu diria antes: a Bem deles...

O chamado estado de graça,  a que eu chamo de dominação total dos meios de comunicação social, permite todo o branqueamento da MENTIRA. Basta ouvir Marcelo Rebelo de Sousa nas suas crónicas domingueiras na TVI. Tudo muito simples. O significado destas nomeações simplesmente revelam que PPC não pretende privatizar a CGD. Pronto. Está dito. Pudera. É que, curiosamente, o irmão de Marcelo, Pedro Rebelo de Sousa é outro dos novos administradores da CGD. Que grande banquete!!!

E agora digam a importância dos "símbolos" deste governo. Emagreceram o governo...aumentaram o número de administradores da CGD; O 1º ministro viaja em económica nos aviões da TAP aumentaram em 15 por cento os transportes públicos; A ministra do ambiente aboliu o uso da gravata para poupar no ar condicionado vão aumentar o IVA para o consumo de água, electricidade e gás. Por favor acabem com os simbolismos senão vamos TODOS ao fundo!!! 

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ernâni Lopes no Plano Inclinado...


Pouco antes de morrer Ernâni Lopes foi ao extinto programa "Plano Inclinado". Fiquei impressionado com as palavras que ele lá preferiu. Não sei, nem me interessa saber, se ele era de direita, do centro ou de esquerda. Se era liberal ou ultraliberal. O que sei, e acho, é que as palavras dele foram de alguém com sabedoria e que deveriam ser seguidas por toda a gente independentemente da orientação política. Tenho a certeza que Portugal seria outro país. Para melhor!!!

O que ele disse: Peço a vossa compreensão da dureza do que vou dizer. O único problema é que a dureza não é minha . A dureza é da realidade. Pura e simplesmente. Neste momento o que Portugal deve, temos de nos bater por isso, o que Portugal deve fazer é aquilo a que eu chamo o "Onde Está < --- > Pôr.

Onde está Facilitismo pôr Exigência, onde está vulgaridade pôr Excelência, onde está moleza pôr Dureza, onde está golpada pôr Seriedade, onde está videirismo, aquela coisa ordinária da Golpadazeca e tal para fazer carreira pôr Honra . Temos de cultivar a Honra , não dá dinheiro dá Vida, dá Conteúdo Interior. 
Onde está Mandriice pôr Trabalho, ensinar as pessoas que o Trabalho é um componente decisivo da Vida do Ser Humano, é um Componente de Realização e onde está tanta Aldrabice pôr Honestidade. 
Se não ensinarmos isto aos nossos filhos não vale a pena perder tempo a fazer medidas de pormenor de Política Monetária . E isto ou se ensina ou não se sabe.


NOTA:  Agradeço ao meu amigo Pescada, da Escola de Condução Auto-Quarteirense, pelo facto de me ter feito lembrar esta "conversa" de Ernâni Lopes no programa "Plano Inclinado".

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Política à Portuguesa...O Desvio Colossal!!!


1 - Afinal não há um desvio colossal nas contas públicas. Mas, segundo as palavras do ministro das Finanças, um desvio detectado que vai obrigar a um trabalho colossal.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, tão novinho nestas coisas da política, aprendeu rápido.

Enquanto isso vamos sofrer mais um roubo de cinquenta por cento no subsídio de Natal. Por conta do desvio colossal. Ou será por conta do trabalho colossal a que o desvio obriga?



2 - Afinal...as escolas com menos de 21 alunos vão mesmo fechar. Depois de ter anunciado a suspensão dessa medida, rapidamente, o ministro da Educação, Nuno Crato, após um trabalho, provavelmente colossal, falou e acabou por tomar a mesma medida que o executivo anterior tinha decidido. ..

Positiva foi a decisão de aumentar o número de horas para o ensino de Português e de Matemática. Quem sabe se, com mais tempo, os professores consigam dar a matéria de forma a que os alunos assimilem melhor.


3 - Nem o 1º ministro, nem o ministro das Finanças anunciaram, até ao momento. cortes nas despesas do Estado.. Só impostos e previsivelmente ainda anunciarão mais. Por conta do tal desvio colossal. Não anunciaram eles, anunciou a ministra da Agricultura, do Ambiente e talvez de outras coisas mais. O tal trabalho colossal que tanto está a custar aos nossos bolsos...

Anunciou a senhora ministra, creio que Assunção Cristas, o seu nome, que uma forma de poupar seria abolindo o uso da gravata para todos os funcionários do seu Ministério. Poupará assim no ar condicionado porque estando os homens sem gravata será possível aumentar a temperatura do ar condicionado resultando essa medida numa poupança.  Além de que evita que as senhoras tremam de frio por causa dos homens. É o que se chama de matar dois coelhos com uma só cajadada. Ou uma idiotice igual à do 1º ministro ao decidir viajar de avião, para a europa, em classe económica e não na executiva. Simbolismos que alguém dá por eles?

Mas aplaudo a abolição do uso da gravata. No meu local de trabalho sempre evitei usar. Só quando me obrigaram é que comecei a pendurar aquilo ao pescoço.


Feliz anda o Senhor Presidente da República. Como ele defende o actual governo. Repentinamente as agências de rating são equiparadas a aves de rapina. A europa está em crise e é egoísta e devia de ser mais solidária. O euro está demasiado sobreavaliado e devia ser desvalorizado para tornar as exportações portuguesas mais competitivas. De repente a crise não é só de Portugal. Ou então tudo isto não é mais do que tentar branquear as medidas de austeridade que estão a impor aos portugueses!!!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

"Estamos fartos de contribuir e não bufar".

Em Outubro de 1983, anunciava-se a criação de um movimento de defesa dos contribuintes sob o lema “nós estamos fartos de contribuir e não bufar".  O lema era original...E bem actual!!!

O que os outros escrevem: Daniel Oliveira no Expresso...

Em reunião do Conselho Nacional do PSD, Pedro Passos Coelho disse que há um "desvio colossal" nas contas públicas. Disse que não se queixaria da herança mas, pelo sim pelo não, um conselheiro fez passar para os jornais a queixa da "herança".
Começa assim o segundo episódio de uma novela que se repete sempre. Durão prometia em campanha não aumentar impostos, chegou ao governo, descobriu que o País estava de tanga e aumentaram-se os impostos. Sócrates prometeu em campanha que não aumentava os impostos, chegou ao governo, descobriu que o défice era maior do que se julgava e aumentou os impostos. Passos disse que não aumentava os impostos, chegou ao governo, descobriu que um "desvio colossal" e aumentou os impostos. Em todos os casos os futuros governantes deixaram claro na campanha eleitoral que não acreditavam nos números oficiais. Em todos os casos fingiram logo de seguida que tinham sido surpreendidos pelos números verdadeiros. Em todos os casos deram o dito por não dito.
A pesada herança é o clássico da política nacional. Cada mentira em campanha é justificada por uma mentira herdada. E uma mão lava outra. A coisa é de tal forma repetitiva que já ninguém liga nenhuma. Nem às promessas que se fazem, nem às promessas que não se cumprem, nem aos números que são falsos, nem ao falso espanto de saber que eles são falsos. A falta de respeito pela palavra dada passa de governo para governo. Essa sim, é a pesada herança de que não nos conseguimos livrar.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cem Anos de Solidão...

Os rebeldes líbios foram responsáveis por incêndios, pilhagens e abusos a civis durante a ofensiva realizada sobre Tripoli, acusou a organização Human Rights Watch (HRW).
A organização de defesa dos direitos do homem "testemunhou alguns destes atos, interrogou testemunhas e falou com um comandante rebelde sobre estes abusos", declarou a HRW em comunicado.
Segundo aquela organização não governamental, os abusos ocorreram em junho e julho, até à semana passada, no decurso das ofensivas dos rebeldes a partir das montanhas de Nafusa, no sul de Tripoli.
"Em quatro cidades tomadas por rebeldes nas montanhas de Nafusa no último mês, os rebeldes e apoiantes danificaram propriedades, queimaram casas, saquearam hospitais e lojas, e espancaram alguns indivíduos que supostamente apoiaram as forças do governo", disse a HRW

Balada do Louco...



Balada Do Louco

Composição: Arnaldo Baptista / Rita Lee

Dizem que sou louco por pensar assim
Se eu sou muito louco por eu ser feliz
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz

Se eles são bonitos, sou Alain Delon
Se eles são famosos, sou Napoleão

Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Eu juro que é melhor
Não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu

Se eles têm três carros, eu posso voar
Se eles rezam muito, eu já estou no céu

Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Eu juro que é melhor
Não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu

Sim sou muito louco, não vou me curar
Já não sou o único que encontrou a paz

Mas louco é quem me diz
E não é feliz, eu sou feliz

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cavaco Silva - O Presidente de todos os Portugueses...

Há um ano atrás, no consulado de Sócrates, afirmou o Sr. Presidente da Republica, referindo-se ao facto das Agências de notação financeira terem baixado o rating de Portugal: "Não vale a pena recriminar as Agências de Rating" e "ninguém conte comigo para prejudicar o país numa retórica desnecessária que é absolutamente negativa para o emprego no nosso país"

Um ano depois, agora com Pedro Passos Coelho, do seu partido, como 1º ministro, afirmou: As Agências de  rating norte-americanas são uma ameaça à estabilidade europeia. Descida de rating português é escandaloso.  Chegando inclusivamente a comparar as Agências a aves de rapina.

O que leva agora o Sr. Presidente da República a querer "prejudicar" o emprego no nosso país já que entrou na retórica tão prejudicial a Portugal?

O Sr. Presidente da República não estava sozinho no desejo, como se viu pelo resultado das eleições, de "correr" com Sócrates. Mas, como Presidente da República, se achava que Sócrates estava a levar o país para uma situação explosiva bem podia ter tomado uma decisão semelhante à que Jorge Sampaio tomou em relação a Santana Lopes em lugar de fazer afirmações prejudiciais a Portugal e contribuir para a queda no abismo deste país devido à sua falta de iniciativa.

Mas esta repentina indignação agora é unânime. Talvez porque esta gente que para aí opina nos diversos canais de comunicação social pensasse que, pelo simples facto do novo governo ser rotulado (e é) de ultraliberal, era suficiente para acalmar os mercados. O resultado está à vista: Dívida Pública classificada como lixo e as respectivas taxas de juros a baterem recordes diariamente. Os Duques, Cantigas e afins deste país deviam de ter vergonha e nunca mais se atreverem a fazer comentários. Deixem-nos para pessoas competentes e isentas... 

"Estamos a viver um momento histórico: os neoliberais portugueses de todos os matizes descobriram agora que as agências de rating são o que são e não são aquilo que eles diziam que eram. Nós bem dizíamos..."



(António Filipe - Deputado do PCP)



quinta-feira, 7 de julho de 2011

Publicidade...

Cerveja brasileira SKOL. Leve, levezinha. Se recomenda...

Vinho português Periquita. Muito vendido no Brasil porque é o vinho português com o preço mais acessível. Por isso é mesmo: "Periquita o vinho para vc cair de boca".


Distribuição gratuita no Brasil especialmente em eventos desportivos e outros espectáculos. Exemplo que devia ser seguido em Portugal para que a prevenção contra a AIDS ou SIDA fosse mais eficaz...

PUBLICIDADE À INSANIDADE MENTAL

D. Duarte - Candidato a Rei de Portugal



O presidente da Síria, Bashar al-Assad, é “um homem muito bem intencionado”, afirmou hoje o duque de Bragança, D. Duarte, que se encontra na capital síria para contactos com elementos do regime.

NOTA: A repressão do movimento de contestação, que eclodiu a 15 de Março, na Síria, já provocou a morte a mais de 1.300 civis e milhares de refugiados, segundo várias organizações não-governamentais.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Apontamentos...

FERNANDO NOBRE

O Logro

Pedro Passos Coelho, na ânsia de conseguir o maior número de votos nas recentes eleições legislativas, fez um "contrato" com o ex-candidato à Presidência da República, Fernando Nobre, prometendo-lhe o lugar de Presidente da Assembleia da República.  Algo que ninguém de bom senso, sendo o voto secreto, pode fazer em democracia e colocando-o, inclusivamente, como cabeça de lista no principal circulo eleitoral do país: Lisboa.

Foi  confrangedor a derrota de Fernando Nobre. Mais confrangedor o isolamento a que o candidato foi exposto. Confesso que senti pena do homem...

Na sequência da derrota Fernando Nobre renunciou ao cargo de deputado revelando um mau perder. Atitude lamentável que não dignifica a democracia e que representa a "machadada final" nas ambições políticas de Fernando Nobre. E que também não deixa de ser uma nova derrota para Pedro Passos Coelho neste tão pouco tempo de governação. 

NUNO CRATO

Ministro da Educação

Fiquei com boa impressão de Nuno Crato.


Concordo com a realização de exames no 4º, 6º e 9º ano de escolaridade.


Concordo com o fim da máquina de calcular até ao 6º ano de escolaridade. Recentemente Medina Carreira escandalizou-se com o facto de uma funcionária de uma loja ter que recorrer a uma máquina calculadora para  indicar o preço total de 10 artigos cujo preço era de 1 euro cada!!! Comigo aconteceu algo semelhante: fui comprar 10 pastéis de nata ao preço unitário de 90 cêntimos. Para minha surpresa a funcionária recorreu à máquina de calcular para concluir que eu tinha que pagar 9 euros. Mas, verdade se diga, uma conta um pouco mais complicada que a do exemplo anterior.



Recentemente o jornal "Expresso" convidou 9 alunos do 9º ano a fazerem a prova de matemática de 1962 do antigo 5º ano. Só um dos alunos conseguiu nota positiva.



Concordo com a suspensão do encerramento das escolas que eram fechadas arbitrariamente pelo simples facto de terem menos de 21 alunos sem qualquer estudo para conhecer as implicações sociais nos seus diversos aspectos.



Concordo que os professores devem ser avaliados. Nem todos são competentes. Em todas as áreas profissionais isso acontece. Se queremos um ensino de excelência há que colocar e premiar os melhores. Óbvio que com a devida isenção...









SIM AO ESTÍMULO DO CÁLCULO MENTAL!!!.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Passos Coelho: O que ele disse e o que ele faz...


Passos Coelho disse em Abril que cortar subsídios era um disparate...

E não disse só isso. Em toda a campanha, ou mesmo antes, sempre ouvi de PPC e de Paulo Portas que a política correcta seria cortar nas despesas do Estado e não no aumento dos impostos. Aqui está a dupla a fazer o contrário daquilo que apregoavam.

Claro que Pedro Passos Coelho já começou a dar o exemplo como cortar nas despesas do Estado: viajando de avião, para a europa, somente para a europa, em classe económica e não em executiva. Um óptimo exemplo: o transporte é grátis em qualquer das circunstâncias. Mas o que vale é a simbologia...Ou seja - nada poupar!!! Consequência do estado de graça que o novo primeiro-ministro beneficia entre os sábios comentadores ultraliberais do nosso país. Melhor dizendo: entre os defensores dos grandes interesses capitalistas...