segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

As eleições presidenciais...

Cavaco Silva, como se esperava, ganhou as eleições presidenciais. Não por mérito mas porque é "tradição" da nossa democracia o povo reeleger o que já é Presidente da República. Prova do desmérito de Cavaco Silva é o seu discurso de vitória. Um discurso que veio dar razão ao telegrama do embaixador americano em Lisboa, que o site wikileaks publicou, em que dizia que Cavaco era vingativo. Despropositadamente, num momento que devia ser de conciliação, atacou, sem excepção, todos os seus adversários. Que contraste com o discurso de derrota de Manuel Alegre. Que não só felicitou o candidato vitorioso como assumiu a responsabilidade pelo mau resultado obtido. São nestes momentos que se reconhece a nobreza da mesquinhez de carácter de um homem!!!
Afirmou Cavaco Silva no seu discurso que venceu a verdade sobre a calúnia. Que verdade? Que calúnia? Eu, e provavelmente milhares de outros portugueses, continuamos a desconhecer a verdade do caso das acções da SLN e, ultimamente, sobre a vivenda da Aldeia BPN, também conhecida como Aldeia da Coelha. Onde estão os esclarecimentos? É suficiente dizer que os portugueses ao votarem nele votaram na verdade? Não é virgem esse argumento...

No seu discurso Cavaco Silva falou em vitória expressiva. Em minha opinião nada teve de expressiva. Senão vejamos:

1 - Cavaco Silva foi o Presidente da República reeleito com o menor número de votos de sempre;
2 - A abstenção, o número de votos brancos e o número de votos nulos bateram todos os recordes;
3 - Cavaco Silva perdeu qualquer coisa como 550000 votos em relação às eleições de 2001!!!
4 - Apenas cerca de 25 por cento dos eleitores inscritos nos cadernos eleitorais votaram em Cavaco Silva!!!

Talvez pelo conhecimento dos números indicados é que Cavaco Silva fez um discurso tão encrespado. É que ele, Cavaco Silva, achava-se digno de uma vitória maior!!!

5 comentários:

  1. Excelente comentário que desnuda com clareza a tão grande vitória de Cavaco. Talvez por isso Pedro Passos Coelho veio com falinhas mansas comentar essa vitória ao contrário de Paulo Portas que a toda a força quer voltar para o governo. Não sabemos é o que ele vai comprar já que a compra de submarinos está esgotada.

    ResponderEliminar
  2. Cavaco Silva "em vez de ser magnânimo para com os vencidos, foi rancoroso". Palavras de Mário Soares no Diário de Notícias de hoje.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Jorge! passando no seu blog para retribuir a visita na Casa Inabitada!

    ResponderEliminar
  4. O que significa esse rectângulo negro? Luto pela vitória de Cavaco Silva?

    ResponderEliminar
  5. Bom post. Na verdade tudo isso é uma triste verdade. Cavaco sempre foi um homem rancoroso até para com gente do seu próprio partido. E já tenho reparado que ele não olha nos olhos das pessoas quando não lhe são muito queridas ou admiradoras de sua Exª-. Se ao menos os cinco anos passados houvesse algo de bom para recordar ainda se daria o benefício da dúvida. Mas com um mandato tão pobrezinho como o que passou não merecia nem um terço do que teve.
    António

    ResponderEliminar