segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Um banquete chamado BPN.


Eu sei, todos sabemos, que o Sr. Presidente da República, Prof. Dr. Cavaco Silva é o português mais honesto deste país. A afirmação dele "têm que nascer duas vezes para serem mais honestos que eu" não deixa margem para dúvidas. Isto porque não acredito que português algum tivesse nascido duas vezes.

Porque o Sr. Presidente da República é muito honesto penso que tem o dever de explicar aos portugueses o negócio com as acções da Sociedade Lusa de Negócios (SLN) empresa, à data, proprietária do BPN, onde obteve um lucro de 140%!!!

Eu sei, todos sabemos, que nenhum português está impedido de comprar acções. Eu não duvido que o Sr. Presidente da República tivesse declarado ao Tribunal Constitucional o lucro obtido com a compra e venda dessas acções. O que não sei é como o Sr. Presidente da República comprou essas acções e a forma como as vendeu.

As acções da SLN não estavam cotadas na bolsa. A sua compra só era possível por "convite" ou por ajuste directo. A venda dessas acções mais complicada era pela não existência de mercado aberto. Logo era um risco enorme comprar acções da SLN pela falta de liquidez.

Atendendo às características e personalidade do Sr. Presidente da República e à sua sabedoria económica custa a crer que a compra das acções da SLN não tivesse como contrapartida a posterior  venda com um preço desde logo estabelecido. Foi uma transacção honesta? Esperemos explicações. Para as analisar e tirar as dúvidas!!!

2 comentários:

  1. Um bom texto que talvez ajude muita gente a abrir os olhos sobre o caso BPN. O amiguinho Dias Loureiro está a gozar os rendimentos obtidos em Cabo Verde.

    ResponderEliminar
  2. O candidato presidencial Manuel Alegre desafiou hoje Cavaco Silva a revelar pormenores sobre a venda das suas acções do BPN, designadamente se as vendeu ao presidente do banco e porque razão elas se valorizaram em 40 por cento em pouco tempo.
    Li hoje esta notícia o que dá para perguntar se tem serviço combinado com Manuel Alegre.

    ResponderEliminar