quarta-feira, 4 de julho de 2012

França aumenta impostos aos mais ricos para cumprir défice..Um exemplo que devia ser aplicado em Portugal...


O novo governo francês aprovou hoje uma proposta de Orçamento rectificativo que sobe diversas taxas e impostos. O objectivo é angariar os 7,2 mil milhões que faltam nas contas deste ano para que a França possa ambicionar cumprir a meta orçamental de 4,5% assumida com Bruxelas, acomodando a nova previsão mais modesta de um crescimento económico de 0,3%.

Várias medidas irão prolongar-se por 2013, ano em que o défice deve ser reduzido para 3%. O Tribunal de Contas, numa auditoria revelada nesta semana a pedido do novo presidente François Hollande, cifrou o “buraco” para o próximo ano em 33 mil milhões de euros

A medida com maior impacto na arrecadação de receita incide sobre as 300 mil pessoas que terão uma riqueza líquida superior a 1,3 mil milhões de euros, que serão sujeitas neste ano e em 2013 a um imposto extraordinário. 

Dos 7,2 mil milhões de euros de receitas adicionais previstas para este ano, os mais ricos deverão assegurar 2,3 mil milhões. Empresas financeiras e petrolíferas também pagarão uma contribuição especial, estando igualmente previsto um aumento da tributação sobre dividendos e "stock options".

2 comentários:

  1. Só que em Portugal somos governados por um indivíduo submisso aos grandes interesses nacionais e internacionais.

    ResponderEliminar
  2. Jorge
    Um abraço
    Estou com saudades.
    Um dia ainda irei novamente em Portugal
    com carinho e amizade de MOnica

    ResponderEliminar